Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Prefeitura realiza mobilização para potencializar matrículas na Educação de Jovens e Adultos na zona Norte

Para potencializar a inclusão de jovens e adultos na educação municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nessa segunda-feira, 21/2, a conclusão da ação “Nunca é tarde para recomeçar”, que consistiu em mobilizar, divulgar as ações da Educação Jovens e Adultos (EJA), bem como motivar a matrícula de novos alunos na comunidade escolar da zona Norte.

O encerramento ocorreu na escola municipal Professora Marly Barbosa Garganta, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, o qual iniciou com a demonstração dos resultados da ação aos professores e gestores e finalizou com a distribuição de panfletos na frente da escola, onde os professores fizeram o convite para os comunitários realizarem suas matrículas.

A ação também foi realizada em outras unidades que recebem a EJA, como as escolas municipais Rubens Sverner, bairro Novo Israel; Ana Sena Rodrigues, bairro Colônia Terra Nova; Jornalista Sabá Raposo, bairro Monte das Oliveiras, e Presidente João Goulart, bairro Santa Etelvina.

A EJA é uma das prioridades da gestão do prefeito David Almeida, como destacou o chefe da DDZ Norte, professor Daniel Laborda. “Aqui na DDZ Norte, seguindo as orientações do prefeito, nós estamos fazendo essas ações que nos motiva a trazer mais pessoas para a educação, que, por algum motivo do passado, deixaram de estudar. Então, damos oportunidade para que essas pessoas consigam seguir com seus estudos”, enfatizou.

A mobilização durou quase duas semanas e contou com a ida dos professores às ruas adjacentes das escolas envolvidas, com o auxílio de um carro de som, além da panfletagem. “Para garantir a todos uma Educação de Jovens e Adultos atuante, desenvolvemos essa ação que vai ao encontro do perfil dos nossos estudantes, como ir às feiras e às casas dos comunitários, sendo esse um momento de chegar perto das pessoas que nós temos aqui, para demonstrar que temos uma escola preparada para lhe servir”, declarou a gerente da EJA, Alina Bindá.

Meta

As matrículas do EJA ocorrem até abril deste ano, e a DDZ Norte possui 1.123 alunos na modalidade EJA, faltando apenas 182 para alcançar a meta de possuir 1.305 alunos matriculados.

Para a coordenadora da EJA na DDZ Norte, Ádria Nascimento, a ação conseguiu alcançar o seu propósito. “O sentimento é de amor e compromisso, porque esse é o nosso dever enquanto sociedade para termos uma cidade melhor, assim nesse sentido nós mobilizamos a comunidade, para que pudéssemos trazer esses adultos e jovens para realizar sua matrícula no EJA, e estamos tendo êxito nessa ação, por conta que conseguimos alcançar a nossa meta”, comentou.

A escola municipal Professora Marly Barbosa possui, aproximadamente, 220 alunos da EJA. Um deles é a estudante Mila Lins, 31, que retornou aos estudos em 2022, após 4 anos longe da sala de aula, e comentou como a EJA impactou na sua vida. “Estou achando maravilhoso e nunca pensei que iria gostar de voltar a estudar, e é muito importante ter o ensino fundamental e médio para colocar no currículo, porque sem os estudos não somos nada”, frisou.

POSTS RELACIONADOS

ESPECIAL

CLIMA

ENVIE SUA NOTÍCIA

AGENDA DO MÊS